No ano de 1990, presta o serviço militar. Durante a solenidade de encerramento, como orador da turma, Betinho declara publicamente que serviria ao Senhor dos Exércitos, Jesus Cristo. A partir desse momento, passa a se dedicar inteiramente à vida missionária.
Inicia-se assim, junto com amigos uma experiência de vida comunitária na chamada “Comunidade Gabmel”, na cidade de Agudos.
A palavra Gabmel surgiria, primeiramente, pois os jovens trabalhavam na venda de doces e era uma palavra formada pela inicial do nome dos amigos que se dispuseram a viver a experiência naquele primeiro momento. Os nomes dos primeiros jovens chamados eram: Geraldo, Altair, Betinho, Marli, Edna e Lídia. Porém, percebendo que era um chamado Divino e mais profundo em suas vidas, começam a rezar e entendem que Gabmel trazia como significado: Gab (mensageiro); El (Deus) e o M (Maria).
Após orações de confirmação desse chamado Divino, receberam uma Palavra de Confirmação. “Sou Gabriel aquele que assiste diante de Deus por isso te trago essa Boa nova.” (Lucas1,16). Assim, os jovens discerniram que deveriam se dedicar à intimidade com Deus e o anúncio da Boa Nova do Evangelho através dessa nova comunidade.